Resenha - Uma Mulher Inconveniente


Resenha – Uma Mulher Inconveniente

Qual mulher hoje em dia, que não é inconveniente? Aliás, o que é ser inconveniente? Essa palavra dá margem a muitos significados, dependendo do contexto no qual se encontra. Flo March nunca imaginou que pudesse ser essa mulher inconveniente que a tantos incomoda. Ela só queria... O quê? Ser amiga de Phillip Quennel? Ser amiga da tão poderosa Pauline? Ser uma atriz de ponta em qualquer seriado decadente, palavras de sua própria boca? Ser amante do grandioso e poderoso Jules Mendelson? Não, acho que esse último ela nunca sequer imaginou, mas também não se arrependeu.

O livro Uma Mulher Inconveniente, de Dominick Dunne, começa contando a história, da agora abandonada, Clouds, casa monstruosamente elegante dos Mendelson, Pauline e Jules Mendelson. Poderosos, bonitos, ricos, elegantes, maravilhosos. Vivendo em um sonho. Como tudo isso poderia desmoronar? E o que, afinal, uma garçonete qualquer com um nome verdadeiro de dar vergonha, faz no meio dessa história toda? Fora do seu mundo habitual? E o que o tal Phillip Quennel tem a ver? Caindo de paraquedas em um rodamoinho de confusões com pessoas tão poderosas e influentes como os Mendelson? Ele, um rapaz qualquer que escreveu um livro sobre alguém, esse alguém não gostou e mandou quebrar-lhe as pernas, sai de Nova Iorque para escrever um roteiro de cinema contra as drogas, e se acha perdido nos portões de Clouds, por diversas vezes e em diferentes situações? E justo ele, presencia o momento em que o corpo de Hector Paradiso é achado em sua casa, e tem certeza de que seria impossível um suicídio com tantas balas no torço? 

É, meu amigo, não é brinquedo não! Um enredo emocionante, forte, assim como todos que geralmente leio, pegado ao acaso, simplesmente por ficar intrigada com o título, me emocionou e me fez amá-lo. Cenas de sexo, violência, ciúmes, mortes, assassinatos, fofocas, festas, dinheiro, drogas, poder, e tudo o que essa gente está acostumada a viver todos os dias. Convido-lhes a embarcar nessa aventura, tratada com tal naturalidade e sem muitos floreios; convido a desvendar e estraçalhar a vida dessas pessoas, assim como fizeram com tantos personagens. Convido-lhes a conhecer Flo March, a famosa vagabunda que só queria dinheiro e aparecer. Será mesmo? E você, de que lado está? Desafio vocês a conseguirem achar um culpado para essa tragédia, e responder à pergunta:

No mundo de hoje em dia, será que alguém ainda tem coragem para ser inconveniente?

--------------------------------------------------------------------------------------------

Sinopse: Em uma mulher inconveniente, Dunne retorna a Hollywood com uma visão crítica do poder e da desonestidade, um romance sofisticado, instigante e bem tramado, onde o autor explora seu tema preferido: a difícil luta pela aceitação dentro de uma sociedade exclusiva e extremamente detestável.

-----------------------------------------------------------------------------

Sobre o autor: Dominick John Dunne (29 de Outubro de 1925 – 26 de Agosto de 2009) foi um escritor americano e jornalista investigativo, cujas matérias articulavam sobre como a alta sociedade interage com o sistema judicial. Ele também era um produtor de cinema em Hollywood e também era conhecido por suas frequentes aparições na televisão.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger