Resenha: Todos Nós Usamos Pijamas Listrados


Resenha: Todos Nós Usamos Pijamas Listrados
ps: resenha escrita há bastante tempo, e postada em outro blog, por isso a introdução possa parecer um pouco estranha para vocês.

          Declaro-me: Culpada! Eu sei, faz tempo que não venho aqui, mas o que posso fazer? Nem reclamo de falta de tempo, estando em Julho, mas onde está a inspiração quando mais precisamos dela? Bem, hoje venho falar sobre um livro que li há algumas semanas, e que realmente me tocou. O Menino Do Pijama ListradoJohn Boyne. 

           O enredo gira em torno do menino Bruno, de apenas nove anos, e sobre sua história e a sua visão de criança sobre o que acontecia na época. Nada sabia sobre o Holocausto ou sobre os judeus, ou qualquer outra coisa. Mora com o pai, oficial do exército, com a mãe, que o educa e trabalha em casa, e com a irmã. Tinha três melhores amigos e amava a casa onde morava, que era grande e ele podia brincar. Por causa do trabalho do pai, são obrigados a sair de casa para ir morar em outra casa, mais perto da oportunidade de trabalho do pai. 

         Na visão de Bruno, a casa é totalmente sem graça e sem nada para fazer. O local é cinza e sem atrativos, a não ser pela visão da sua janela, de onde vê pessoas de várias idades, todas do outro lado de uma cerca, vestindo algo que ele chamou de Pijamas Listrados. A história se complica quando Bruno, saindo para explorar, acaba encontrando um menino da sua idade, do outro lado da cerca, chamado Shmuel. A partir daí, todos os dias ele vai encontrar o seu mais novo amigo. 

          Ao ler e sentir como são as coisas na visão de uma criança de nove anos, percebemos o quão simples as coisas podem ser, os adultos é que complicam. Vemos a história do Holocausto de outra maneira, mais simplificada. Sem dar muitas dicas, para poderem ler o livro e se surpreenderem, digo apenas que todos vestimos pijamas listrados, uma hora ou outra da nossa vida, sem fazer distinção de raça, cor, credo, religião, orientação sexual. Por que se olhar no fundo do ser humano, perceberá que não há diferenças, todos somos iguais. E por mais que tentem esconder algo das crianças, achando que irão poupá-las do sofrimento do mundo, estão apenas se enganando, porque as crianças conseguem enxergar com clareza mais do que os adultos, as simplicidades da vida. 

          Pois então, fugindo ao padrão de livros que costumo ler, esse me caiu em mãos e eu não perdi a oportunidade de ler, ainda que lançaram filme sobre ele (que ainda não assisti), e simplesmente adorei o livro, nos dá uma visão mais ampla da simplicidade das coisas, é acho que a palavra chave nesse livro é essa: simplicidade. Recomendo que saboreiem esse livro, não se esquecendo das caixas de lencinhos por perto.

-------------------------------------------------------------------------------------

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

---------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o autor: John Boyne (30 de abril de 1971) é um romancista Irlandês. Ensinou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galhardoado com o prêmio Curtis Brown. Começou a escrever histórias aos 19 anos e teve o primeiro romance publicado dez anos depois. Trabalhou em uma livraria dos 25 aos 32 anos.


Boyne lançou recentemente seu sétimo romance - The House of Special Purpose, ou O Palácio de Inverno na edição brasileira -, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão. Seus romances foram publicados em 29 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas é um "mais vendido" em Nova York e uma adaptação para o cinema começou a ser filmada em abril de 2007. Boyne reside em Dublim.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger