Resenha – Orgias Literárias da Tribo

Resenha – Orgias Literárias da Tribo           

Hoje eu vim trazer a resenha de um livro em que tive a honra de participar. O livro se chama “Orgias Literárias da Tribo”, uma coletânea organizada pelo Fabricio Viana, na Editora Orgástica. Foram selecionados 10 autores, entre gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, e um autor convidado. Lembro que ao ver o título da antologia, achei interessante a proposta, principalmente porque eu adoro textos que chocam! E o que a gente não pensa quando é convidado para uma Orgia Literária? Mas é uma grande jogada, principalmente por nos atrair para entender e conhecer o que seria isso, e então se deliciar na variedade de textos apresentados. Eu não conhecia quase ninguém da antologia, apenas a Karina Dias, de quem já sou fã há anos, imagine o quanto não comemorei em ter entrado na mesma antologia que ela!

Então, quando fui para o lançamento do livro, comecei a conhecer cada um dos nomes que eu tinha visto fazerem parte do livro. Foi uma tarde de autógrafos maravilhosa e adorei conhecer cada um deles. De volta à minha cidade, foi só aí que comecei a conhecer a literatura particular que cada um deles produziu. Fiquei completamente maravilhada com a diversidade de cada um dos textos, e como eles são bem diferentes, até mesmo no jeito em que foram colocados e diagramados.

O primeiro texto foi de Marina Rodrigues, falando sobre a sua luta diária de ser reconhecida pela sua verdadeira identidade, com a qual se identifica: a feminina. É um texto que nos mostra um pouco da sua vida, do seu dia a dia, da sua luta; é interessante poder mergulhar em um universo que não conhecemos ainda, e poder nos conectar com ele nos detalhes.

O segundo foi um conto, de Caio Gomes, e eu quase morri de tanto chorar! É um texto emocionante, e que realmente consegue nos arrancar lágrimas, com um toque de leveza e emoção. Quem nunca se precipitou e deduziu coisas das situações, que nem sempre é exatamente a verdade? Conseguimos facilmente nos identificar com o texto, e nos sensibilizar com a história.

O terceiro conto é da Karina Dias, e claro que eu logo corri para ler. Mais um conto dela cheio de sutilezas, romance, e sentimento. Toques que tocam levemente nossa pele e nossa alma. Fala sobre um doce encontro entre duas mulheres que se conheceram pela internet causalmente. Quem de nós, lésbicas, nunca tivemos uma experiência um pouco parecida pelo menos?

O quarto texto é de autoria de Oliver Lebruter, e você morre de rir com as situações descritas ali. São várias crônicas, que mostram o dia a dia na vida de um gay muito observador e crítico, talvez. Algumas vezes você tem que virar o livro para continuar lendo, o que é bem interessante e dinâmico. Gostei bastante das crônicas, dei muita risada, e adorei as situações descritas.

Já o quinto conto é o meu, Laris Neal, e fala sobre os desafios que uma moça passa para conseguir o coração de uma mulher em um bar. Apesar de comum, é um conto engraçado sobre como nem sempre a nossa confiança é o que nos ajuda na conquista, mas com um pouco de graça, atitude, coragem e uma ajudazinha do destino, podemos acabar conseguindo. Eu particularmente adoro esse conto por achar bem engraçado.

O sexto conto, do Evertton Henrique, é muito interessante. Fala sobre um homem que não mede esforços para ter tudo o que quiser, e não liga muito para nada, tentando ser um grande ator. Adorei a escrita e o modo como foi escrito, e por mais sem escrúpulos que o personagem pareça ser, você se pega torcendo por ele, querendo saber onde todas aquelas tramoias vão dar, e no fim, acaba achando graça e gostando dele.

 O sétimo são textos da Paula Guedes, muito bons para as lésbicas que estão se descobrindo, e claro, para todo mundo, na verdade. São alguns contos de amor e romance entre duas moças, e depois alguns textos sobre como se assumir, onde poderemos encontrar mais pessoas iguais a gente, quais livros, séries e filmes onde encontraremos personagens homossexuais. É ótimo tanto para quem está se descobrindo e tem dúvidas e precisa de ajuda, quanto para quem não conhece muito sobre o nosso mundo e tem vontade de conhecer, ou entender um pouco mais.

O oitavo é do Heller de Paula, e eu adorei o seu conto! Bem ácido, bem forte, fala sobre a vida dupla de quem luta consigo mesmo, e dadas as circunstâncias da vida e do preconceito da sociedade, acaba se escondendo de si mesmo e projetando a homofobia nos outros. Um ótimo texto para se pensar, refletir, e entender um pouco sobre como esse ódio pode nos fazer tão mal.

O nono é de Meggie M., contando três histórias sobre três mulheres diferentes, tão comuns, tão iguais, e ao mesmo tempo, tão diferentes! São contos cotidianos, parece que foram extraídos de nossas vidas, e nos pegamos pensando nas pequenas coisas, nos pequenos momentos que tivemos e que se foram, e a saudade de cada um deles.

O décimo são histórias, poemas e textos de Raphael Pagotto. Bem diferentes, carregados de sentimentos, que contam um pouco sobre ele, sobre nós, sobre os sentimentos. Relembra sobre a cura gay e como pode ser doloroso ter que se esconder e acabar projetando o ódio que recebemos, nos outros, tentando negar nossa própria identidade.

E o texto do escritor convidado Ben Oliveira, falando um pouco sobre o universo LGBT e a sua literatura. Fiquei com vontade de ler mais coisas e mais livros sobre o nosso universo.

Quando acabei o livro, e o fiz relativamente rápido para os meus padrões, estava surpresa e extasiada com o conteúdo do que eu acabara de ler! Achei textos incríveis e completamente diferentes um dos outros, com uma grande qualidade literária. Fiquei feliz por ter participado da antologia, finalmente uma em que falava do meu universo. Conheci pessoas incríveis e tive a oportunidade de me conectar com autores, textos e histórias maravilhosas que antes eu não conhecia. O resultado? Só fiquei com mais vontade de beber dessa fonte e continuar na procura por preciosidades como essa. É um livro para todos lerem, não importa sua orientação sexual, e que com certeza irá deixá-los querendo mais, assim como eu.


-----------------------------------------------------------------------------

Livro
Orgias Literárias da Tribo – Nosso dia a dia, desejos e sentimentos
Coletânea LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) com poesias,crônicas e contos.
Dados técnicos:
1ª edição / Editora Orgástica / 2014 / 144 páginas / 14cm X 21cm / Vários autores: Caio Gomez, Evertton Henrique, Heller de Paula, Karina Dias, Laris Neal, Marina Rodrigues, Meggie M., Oliver Lebruter, Paula Guedes e Raphael Pagotto. Convidado: Ben Oliveira / ISBN: 9788590758730.
Sinopse:
Trata-se de uma coletânea de crônicas, poesias, contos e textos diversos que representam o dia a dia, desejos e sentimentos da cultura LGBT. Foi organizada pelo bacharel em psicologia Fabrício Viana que, durante 30 dias, recebeu inscrições de vários autores para a sua publicação. Segundo ele, “cada autor contribuiu com algo diferente, o que torna essa orgia literária autêntica e prazerosa“. E complementa, “você não irá gostar de todos, mas irá se apaixonar por muitos, como em qualquer outra orgia!“: . Mais informações no http://orgiasliterariasdatribo.com / 
http://fabricioviana.com/

2 comentários

  1. Onde consigo esse livro? Gostei muito! Fiquei muito na vontade de ler!!

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha ficado com vontade de ler! Alguns dos lugares em que pode comprar:

      http://fabricioviana.com/livros/
      http://editoramalagueta.com.br/livraria/orgias-literarias-da-tribo.html

      Excluir

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger